A espera pela vacina contra Covid-19 tem gerado uma expectativa sem igual na sociedade, que também vem questionando a segurança do processo de fabricação e pesquisa dos imunizantes. A ABCVAC ressalta que mesmo após a disponibilização para o público geral, as vacinas continuam sendo avaliadas pelos fabricantes, portanto as pessoas podem ficar tranquilas que não receberão um produto sem eficácia e segurança comprovadas.

Independente disso, é importante que todos mantenham o calendário vacinal atualizado. A vacinação de rotina, principalmente, diminui bastante e tornou-se uma preocupação tanto do Ministério da Saúde, quanto do mercado privado.

Durante a pandemia, houve um reforço para que as pessoas continuassem se vacinando, justamente para evitar que outras doenças que pudessem agravar o quadro de uma possível infecção de covid-19. Não estar com o calendário vacinal em dia – sejam crianças ou adultos – é um risco adicional, que pode culminar com o aparecimento de outras doenças infectocontagiosas.

As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger o indivíduo contra doenças transmissíveis. Com elas erradicou-se no mundo a varíola e a poliomielite está presente em apenas dois países. No Brasil, também se eliminou a rubéola, a síndrome da rubéola congênita, o tétano materno e o tétano neonatal.

About the Author

ABCVAC