ABCVAC promoveu workshop gratuito para clínicas associadas sobre profissionalização online e Google
A ABCVAC (Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas) realizou no dia 11 de março, o Workshop Profissionalização Online e Google, evento gratuito para associados e que vai ao encontro da proposta da entidade de oferecer suporte às clínicas de vacinação na área de gestão de negócios, marketing e vendas, o que tem sido feito continuamente, de maneira virtual, por conta da pandemia de Covid-19. O webinar foi conduzido pelos diretores de marketing, Cristiane Fioratti e Paulo Fioratti.
Os especialistas falaram sobre o por que se investir em marketing na Saúde. Entre as respostas estão a busca por novos pacientes; a transmissão de informações éticas e relevantes; o diálogo com pacientes atuais, além da chance de permitir um maior alcance ao negócio, estando presente em um mundo cada vez mais conectado e digital.
“A presença, atuação e interação online é avaliada por uma prova social para os usuários. Quem não está no Google não existe, ou não é bom o suficiente”, afirma Cristiane Fioratti.
Antes da pandemia o Brasil liderava um aumento das pesquisas por temas de saúde no Google e o primeiro fator de explicação para tal é o combate às fake news. Para especialistas médicos e do próprio site de buscas, a produção de conteúdo de saúde de qualidade para a internet é a melhor forma de combater os sites com informações erradas ou imprecisas.
Além disso, a linguagem acessível de alguns conteúdos da internet e a abundância de informações sobre um tema são fatores que acabam levando os pacientes a buscarem mais o Google do que o consultório. Ao se informar, o paciente sai do papel de coadjuvante e assume, junto com o médico, a responsabilidade pelas decisões referentes à sua saúde.
Diante da pandemia do novo coronavírus houve aumento significativo na atividade de alguns dos serviços do Google, especialmente as pesquisas, download de aplicativos e exibição de vídeos no YouTube, bem como um aumento exponencial da pesquisa pelo tema de vacinas acompanhada de muita insegurança sobre o mercado como um todo.
“Para se posicionar diante deste cenário o gestor de um estabelecimento de saúde precisa seguir três passos. O primeiro deles é possuir um site atualizado e responsivo para celular. Também se faz necessário investir em conteúdo que ajude na indexação orgânica do site, e investir em Google Ads, que é a plataforma de anúncios do Google. Nele, é possível fazer anúncios na rede de pesquisa, de display, no Gmail, YouTube e Play Store”, explica Paulo Fioratti.
Confira dicas para construir um site com mais chance de alcance orgânico
- Inserção de Blog (com atualização periódica e inclusão de temas do momento);
- Inclusão de notícias relacionadas à prática da clínica e público-alvo;
- Conteúdo completo com explicação de serviços;
- Perguntas e respostas.