A diretoria da ABCVAC (Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas) esclarece que permanece aguardando a liberação, pelos órgãos reguladores, do uso da vacina Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biothec, representado no Brasil pela Precisa Medicamentos, bem como o desenrolar das apurações da CPI envolvendo a farmacêutica brasileira.
Ressalta-se, a respeito das recentes matérias veiculadas pela imprensa nacional, sobre averiguação da negociação da Precisa com o Governo Federal, que a ABCVAC não tem nenhuma ligação com os trâmites entre a empresa e o governo, e que os acordos firmados para o mercado privado têm andamentos completamente distintos das compras governamentais. A ABCVAC acredita ainda que todas as denúncias devem ser rigorosamente apuradas, e caso comprovadas, que sejam devidamente punidas.
A ABCVAC, como representante das clínicas privadas de vacinas no Brasil, tem buscado alternativas para o setor desde o início da pandemia e a Covaxin foi uma dessas possibilidades. A Bharat Biotech se disponibilizou a oferecer parte da produção para o mercado privado brasileiro, tratando-se de uma venda adicional que não iria interferir em qualquer negociação com setores públicos de nenhum país.
Em janeiro, a convite da Precisa Medicamentos, uma comitiva da ABCVAC foi até a Índia, em uma visita comercial para conhecer as instalações da Bharat Biotech e dar início às tratativas para viabilizar a importação da Covaxin direcionada ao mercado privado. Aproveitou-se a oportunidade para apresentar ao laboratório indiano informações sobre o mercado privado brasileiro de vacinas, prospectando talvez, o interesse de um novo ‘player’ para o segmento.
Havia uma expectativa para a liberação da Covaxin até meados de maio de 2021, o que não ocorreu, e as clínicas que adquiriram doses e optaram pelo distrato estão negociando diretamente com a Precisa Medicamentos. Vale ressaltar que os contratos entre clínicas e Precisa são individuais e regidos sob cláusulas de confidencialidade.
Salienta-se que a ABCVAC atende exclusivamente aos interesses do setor privado de clínicas de vacinas no Brasil e a busca por oportunidades comerciais faz parte desse escopo, sempre conforme a legislação brasileira e seu código de ética.
Importante esclarecer ainda que a ABCVAC não outorga lugar de fala a outrem, fora de seu corpo diretivo.
SOBRE A ABCVAC
Com o propósito de representar o interesse setorial das clínicas de vacinas, na defesa das boas práticas de mercado e na melhoria contínua na promoção da saúde por meio da vacinação, a ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas) atua em todo território nacional.
Foi fundada com o objetivo de oferecer suporte às clínicas de vacinação na área de gestão de negócios, marketing e vendas.
A Associação luta para promover a integração entre seus representados e entidades públicas ou privadas ligadas à imunização, procurando soluções técnicas e gerenciais que possam ampliar a qualidade das atividades desenvolvidas pelas clínicas de vacinação.