A previsão é que o imunizante esteja disponível para comercialização pelos serviços privados de vacinação a partir do segundo semestre
A ABCVAC – Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas comemora a aprovação pela ANVISA da vacina Qdenga (TAK-003), da empresa japonesa Takeda Pharma Ltda., para a prevenção da dengue.
“É excelente contarmos com uma nova vacina no mercado, ainda mais para uma doença que tem registrado dados alarmantes. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, houve um aumento de 162,5% nos casos de dengue na comparação entre 2021 e 2022. No ano passado, cerca de mil brasileiros morreram devido à doença”, expõe a presidente do Conselho da ABCVAC, Fabiana Funk.
De acordo com ela, é importante salientar que esta é a primeira vacina contra a dengue aprovada no país para um público amplo, de 4 a 60 anos, e sem a necessidade de já ter sido exposto ao vírus, fazendo com que mais pessoas possam ser vacinadas.
Para que o imunizante esteja disponível para a compra pelos serviços privados de imunização é preciso que haja a aprovação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão que estabelece limites para preços de medicamentos, entre outras funções. A previsão é que isso ocorra a partir do segundo semestre”, diz Fabiana.