Nísia Trindade destacou gargalos e avanços no setor de imunização 

O programa nacional de imunização é um desafio para essa nova gestão do governo. Em evento promovido pelo Comitê do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Comsaude), ocorrido  em 10 de março, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou ser fundamental enfatizar a importância da vacinação infantil e na adolescência e existem inúmeras fake News que dificultam o avanço da imunização.

A abertura do evento, realizado pelo Instituto Coalizão Saúde (ICOS) e pelo Conselho de Administração do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), foi dirigida pelo vice-presidente da Fiesp e diretor titular do ComSaude, Ruy Baumer.

Durante o evento, denominado “Desafios do SUS e perspectivas para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde”, Nísia ressaltou que o quadro de cobertura vacinal piorou nos últimos tempos. “Não falo nem da vacina de Covid-19 e, sim, das vacinas infantis que devem ser adotadas já na primeira infância, como a de poliomielite que já foram da ordem de 90%, e hoje não chegam a 70%.”

Segundo a ministra, o cenário se agravou por conta da pandemia e questões políticas.  “Senti isso muito fortemente porque tinha a responsabilidade de presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , minha instituição de origem, no contexto da pandemia. Se não houver um esforço de política pública, com a coordenação do Ministério da Saúde e as demais entidades, não sairemos desse resultado”.

A ministra enfatizou que a alta participação no PIB, cerca de 10%, e a magnitude na geração de empregos, com 6 milhões de empregos diretos e 25 milhões de empregos indiretos, fazem da área da indústria de inovação, produção de vacinas, fármacos e de equipamentos um setor importantíssimo no complexo econômico industrial da Saúde.

A presidente do Conselho de Administração da ABCVAC, Fabiana Funk, acompanhou a fala da ministra e destacou a importância da entidade acompanhar e estar atenta ao cenário e às prioridades do governo no programa de imunização, para que o setor privado também possa assumir essa demanda e disponibilizar com eficiência vacinas à população.

Fabiana aproveitou a ocasião para entregar o convite para a 6ª edição do Congresso Brasileiro de Clínicas de Vacina. O ato acabou sendo ainda mais representativo, pois aconteceu na semana do Dia Internacional da Mulher, o que destaca as mulheres que estão à frente da saúde e da defesa da vacinação em todo o país.

About the Author

Dehlicom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *