No início de agosto, representando a ABCVAC, o presidente, Geraldo Barbosa; a vice-presidente Fabiana Funk; o consultor jurídico Rodolfo Tamanaha; e a assessora da Medaction, Jaqueline Nunes Maino, estiveram em Brasília para uma reunião no Ministério da Saúde.
O tema abordado nesse encontro foi a notificação das vacinas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma nacional de interoperabilidade de dados em saúde do país.
Na ocasião, a ABCVAC foi convidada a participar do projeto-piloto do sistema RNDS, que contemplará a implementação de um prontuário universal do cidadão brasileiro, cujo número de identificação será o CPF, mas que nesse momento restringir-se-á às vacinas.
Esta iniciativa trará dados reais das clínicas privadas sobre a vacinação. Com isto, a importância das Clínicas Privadas para a ampliação da cobertura vacinal passou definitivamente a ser reconhecida pelo Ministério da Saúde.
A ABCVAC, no que lhe concerne, colocou-se à disposição para apoiar em todo o processo, inclusive na adaptação dos sistemas individuais das clínicas que haja integração e os dados sejam reportados diretamente ao sistema do Ministério da Saúde.
A reunião de andamento dessa parceria entre Ministério da Saúde e ABCVAC já foi agendada para dia 09/09/21.