Personagem é considerado aliado fundamental para a retomada da cultura de vacinação dos brasileiros e já esteve em todas as regiões do país em 2023
O Ministério da Saúde tem incentivado a participação do Zé Gotinha, ícone histórico da imunização e da defesa pela vida, em eventos por todo o Brasil. O personagem é considerado um aliado importante no processo de educação e combate às falsas notícias, pois conta com a confiança da população brasileira. Somente em 2023, Zé Gotinha marcou presença, por exemplo, no início da campanha de multivacinação no Pará, no Amazonas, no Amapá e no Maranhão. Ele subiu no Cristo Redentor, andou de Bondinho no Pão de Açúcar, participou da Bienal do Livro e visitou a comunidade de Manguinhos quando esteve no Rio de Janeiro (RJ). Também esteve na Caravana Federativa, na Bahia, na Parada LGBTQIAP+, em São Paulo e no Congresso do Conasems, em Goiás.
O Zé Gotinha surgiu de um movimento dos países latino-americanos para a erradicação da poliomielite e se transformou no representante da imunização de crianças e adultos no Brasil. O famoso ícone é uma criação do artista Darlan Rosa, que cedeu os direitos de uso da imagem ao Ministério da Saúde. Para ajudar estados e municípios com recomendações para o uso do personagem em agendas da saúde relacionadas à vacinação, a pasta encaminhou ofício divulgando o manual que traz orientações e diretrizes, buscando disseminar informação para ampliar a cobertura vacinal e garantir saúde à população.
Leia a notícia na íntegra acessando aqui