CAMBRIDGE, MA / ACCESSWIRE / 7 de março de 2022 / Moderna, Inc. (NASDAQ:MRNA), uma empresa de biotecnologia pioneira em terapias e vacinas de RNA mensageiro (mRNA), anunciou hoje sua estratégia global de saúde pública por meio de quatro novas iniciativas destinadas a promover vacinas de mRNA para a prevenção de doenças infecciosas. Primeiro, a Moderna anuncia um compromisso de expandir seu portfólio global de saúde pública para 15 programas de vacinas direcionados a patógenos prioritários[1] que ameaçam a saúde global, avançando essas vacinas para estudos clínicos até 2025. Segundo, para acelerar a pesquisa com o objetivo de avançar vacinas adicionais, a Moderna lança um novo programa, o mRNA Access, que oferecerá aos pesquisadores o uso da tecnologia de mRNA da Moderna para explorar novas vacinas contra doenças infecciosas emergentes ou negligenciadas. Terceiro, a Moderna está expandindo sua promessa de nunca aplicar as patentes covid-19 ao Gavi COVAX AMC para 92 países de baixa e média renda. Em quarto lugar, a Moderna anunciou que, com a assistência do governo dos EUA, celebrou um Memorando de Entendimento com o Governo da República do Quênia para estabelecer este país como o local para sua instalação para fabricação de mRNA.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI) emitiram apelos à ação para desenvolver vacinas contra patógenos prioritários que representam uma ameaça à saúde pública. O portfólio clínico da Moderna já inclui vacinas contra covid-19, HIV, Nipah e Zika. A estratégia de saúde global expandida da Moderna avançará os programas contra os patógenos restantes até 2025. O laboratório também continua sua abordagem de vacina protótipo, usando versões preliminares de vacinas desenvolvidas contra vírus representativos, que são rapidamente adaptadas para combater outros patógenos relacionados, dessa forma, preparando-se para Doença X[2]. O valor dessa abordagem de vacina protótipo foi demonstrado quando pesquisas iniciais sobre SARS-CoV-1 e MERS permitiram a resposta rápida da Moderna ao SARS-CoV-2. A Moderna está se comprometendo, em parte por meio do mRNA Access, a continuar a pesquisa e o desenvolvimento inicial em direção à preparação para pandemias por meio de uma abordagem de protótipo de patógeno para a criação de bibliotecas de vacinas.
“Apesar dos rápidos cronogramas de desenvolvimento de nossa vacina covid-19 e dos esforços substanciais empreendidos para aumentar nossa fabricação, o custo humano desta doença foi devastador e não devemos presumir que a pandemia de covid-19 será a última. Estamos empenhados em buscar soluções de vacinas inovadoras para lidar com doenças infecciosas que representam o maior risco para a saúde pública por meio de pesquisa e desenvolvimento colaborativos”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna. “Desde o nosso início nos concentramos no desenvolvimento de um programa global de vacinas para a saúde e hoje estamos renovando esse foco expandindo nosso trabalho para desenvolver vacinas contra patógenos prioritários que ameaçam a saúde global e lançando nosso novo programa de acesso ao mRNA para criar uma comunidade de cientistas globais para acessar nossa tecnologia de vacina de mRNA de qualquer lugar do mundo. Na Moderna, acreditamos que o mundo precisa de abordagens inovadoras para lidar com doenças infecciosas conhecidas e emergentes e sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. Estamos comprometidos em trazer toda a força de nossa plataforma de vacina de mRNA para combater doenças infecciosas de interesse de saúde pública e esperamos trabalhar com parceiros globais para fazer parte da solução que vai prevenir futuras pandemias e ajudar milhões de pessoas em todo o mundo.”
Novo programa global de saúde pública para abordar patógenos prioritários e preparação para pandemia até 2025
A Moderna passou uma década refinando sua plataforma de mRNA para acelerar o ritmo e o sucesso dos medicamentos de mRNA. A velocidade, a escala e a flexibilidade da plataforma de mRNA da Moderna são especialmente adequadas para uma resposta rápida à Doença X. Os primeiros programas clínicos da empresa contra influenza pandêmica, chikungunya e zika representam um compromisso de longa data com a preparação para pandemias e a saúde global. No início de 2020, a Moderna começou a trabalhar no desenvolvimento de uma vacina SARS-CoV-2 e, em 11 meses, após a comprovação da segurança e eficácia clínica, a vacina covid-19 da Moderna foi autorizada. Com isso, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo já receberam a vacina.
A Moderna está comprometida em fazer parte da solução para ajudar a prevenir outra pandemia global.
A Moderna está se comprometendo a avançar em estudos clínicos um portfólio de 15 programas de vacinas visando doenças infecciosas emergentes ou negligenciadas até 2025, avançando vacinas que abordam doenças atuais de impacto significativo para países de baixa e média renda e aquelas que se preparam para a Doença X. O laboratório priorizará os esforços de desenvolvimento contra patógenos identificados como ameaças persistentes à saúde global, incluindo HIV, tuberculose (TB) e malária, doenças tropicais negligenciadas e os patógenos prioritários da OMS e da CEPI.
Acesso ao mRNA, desenvolvido pela Moderna
Para expandir ainda mais o impacto potencial das vacinas de mRNA, o programa mRNA Access abrirá as capacidades de fabricação pré-clínica da Moderna e a experiência em pesquisa e desenvolvimento para parceiros globais, a fim explorarem juntos a possibilidade de utilização do mRNA no enfrentamento das maiores ameaças globais à saúde pública. Por meio do programa, pesquisadores de instituições parceiras são convidados a aproveitar a plataforma de mRNA da Moderna para desenvolver medicamentos de mRNA para doenças negligenciadas existentes. Esses programas alavancarão o Early Development Engine da Moderna para acelerar o desenvolvimento de vacinas para a clínica. O mRNA Access também permitirá que cientistas de todo o mundo explorem novos projetos de vacinas contra famílias virais protótipos em preparação para a Doença X.
Os parceiros do mRNA Access estão trabalhando para acelerar a inovação e permitir novas vacinas e medicamentos que combatam doenças infecciosas emergentes e negligenciadas por meio de pesquisa colaborativa e desenvolvimento pré-clínico.
A Moderna convida instituições governamentais e acadêmicas a visitar www.mrna-access.modernatx.com para saber mais e solicitar a parceria no mRNA Access.
Compromisso de patente atualizado da Moderna
Para enfatizar ainda mais seu compromisso com países de baixa e média renda como parte do apoio contínuo da empresa para alcançar a equidade global em saúde, a Moderna está atualizando sua promessa de patente de nunca fazer valer suas patentes para vacinas covid-19 contra fabricantes para ou nos 92 países de baixa e média renda integrantes do Gavi COVAX Advance Market Commitment (AMC), desde que as vacinas fabricadas sejam exclusivamente para uso nos 92 países da AMC.
Em países não pertencentes à AMC 92, o fornecimento de vacinas não é mais uma barreira ao acesso. Nesses países, a Empresa espera que aqueles que utilizam tecnologias patenteadas pela Moderna respeitem a propriedade intelectual da Empresa. A Moderna continua disposta a licenciar sua tecnologia para vacinas covid-19 aos fabricantes desses países em termos comercialmente razoáveis. Isso permite que o laboratório continue investindo em pesquisas para desenvolver novas vacinas, prepare-se para a próxima pandemia e atenda a outras áreas urgentes de necessidades médicas não atendidas.
“Estamos comprometidos em derrotar a pandemia em todo o mundo e cumprimos isso por meio de compromisso de não aplicar nossas patentes relacionadas à covid-19 em países de baixa e média renda, mas também por meio da entrega da maioria das doses de vacina à COVAX pelo menor preço por dose”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna. “Demos passos significativos para aumentar a oferta e ampliar o acesso global e ampliar nossa capacidade, permitindo que produzamos bilhões de doses de nossa vacina a cada ano. Nossa iniciativa destaca ainda mais nosso compromisso com o acesso global. Sinto muito orgulho do que nossa equipe de 3.000 funcionários realizou desde o início da pandemia. Estamos dedicados a combater a covid-19 globalmente e nos preparar para a próxima pandemia.”
Instalação de fabricação de mRNA da Moderna no Quênia, África
A Moderna também anunciou que, com a assistência do governo dos EUA, celebrou um Memorando de Entendimento com o Governo da República do Quênia para estabelecer este país como o local para fabricação de mRNA. A empresa está construindo essa instalação de mRNA de última geração na África com o objetivo de produzir até 500 milhões de doses de vacinas por ano no nível de dose de 50 µg. Prevê ainda investir até US$ 500 milhões nesta nova instalação, que deverá incluir a fabricação de substâncias medicamentosas com a oportunidade de preenchimento/acabamento e capacidades de embalagem no local.
Sobre a Moderna
Em mais de 10 anos desde a sua criação, a Moderna transformou-se do estágio de pesquisa avançando programas no campo de RNA mensageiro (mRNA), para um portfólio clínico diversificado de vacinas e terapêuticas em sete modalidades, um amplo portfólio de propriedade intelectual em áreas que incluem mRNA e formulação de nanopartículas lipídicas e uma fábrica integrada que permite rápida produção clínica e comercial em escala. A empresa mantém alianças com uma ampla gama de colaboradores governamentais e comerciais nacionais e estrangeiros, o que permitiu a busca de ciência inovadora e rápida escala de fabricação. Mais recentemente, os recursos da Moderna se uniram para permitir o uso autorizado e a aprovação de uma das vacinas mais antigas e eficazes contra a pandemia de covid-19.
A plataforma de mRNA da Moderna baseia-se em avanços contínuos na ciência básica e aplicada de mRNA, tecnologia de entrega e fabricação, que permitiu o desenvolvimento de terapias e vacinas para doenças infecciosas, imuno-oncologia, doenças raras, doenças cardiovasculares e doenças autoimunes. Além disso, foi nomeada uma das principais empregadoras biofarmacêuticas pela Science nos últimos sete anos. Para saber mais, visite www.modernatx.com.
Declarações de previsão
Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995, conforme alterada, incluindo: os planos da empresa de expandir seu portfólio de vacinas de saúde pública global para 15 programas no total; o momento para o avanço desses programas de vacinas; a capacidade potencial de alavancar a plataforma para avançar no desenvolvimento em diferentes programas de vacinas, inclusive para abordar a Doença X; a iniciativa mRNA Access da Companhia para permitir que pesquisadores acessem a plataforma de mRNA da Moderna; os planos da empresa para construir uma fábrica de mRNA no Quênia; o compromisso da empresa de não fazer valer suas patentes covid-19 nos países de baixa e média renda da Gavi COVAX AMC 92; e o potencial licenciamento de patentes covid-19 a terceiros. As declarações prospectivas neste comunicado à imprensa não são promessas nem garantias, e você não deve confiar indevidamente nessas declarações prospectivas porque envolvem riscos, incertezas e outros fatores conhecidos e desconhecidos, muitos dos quais estão além do controle da Moderna, o que pode fazer os resultados reais serem materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos por essas declarações prospectivas. Riscos, incertezas e outros fatores incluem aqueles descritos sob o título “Fatores de risco” no Relatório Anual mais recente da Moderna no Formulário 10-K arquivado na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e em arquivamentos subsequentes feitos pela Moderna com a SEC, que estão disponíveis no site www.sec.gov. Exceto conforme exigido por lei, a Moderna isenta-se de qualquer intenção ou responsabilidade por atualizar, ou revisar quaisquer declarações prospectivas contidas neste comunicado à imprensa no caso de novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros. Essas declarações prospectivas são baseadas nas expectativas atuais da Moderna e referem-se apenas à data deste documento.
Texto original no site: https://investors.modernatx.com/news/news-details/2022/Moderna-Announces-Its-Global-Public-Health-Strategy/default.aspx
Original text on the website: https://investors.modernatx.com/news/news-details/2022/Moderna-Announces-Its-Global-Public-Health-Strategy/default.aspx