Em virtude dos recentes acontecimentos envolvendo a Precisa Medicamentos e a vacina Covaxin, a Diretoria da ABCVAC (Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas) vem a público esclarecer que:

  1. Repudia veementemente toda e qualquer ação ilícita em qualquer esfera de negociação, seja ela no âmbito público ou privado.
  2. A diretoria da ABCVAC não tem nenhuma ligação com a negociação entre Precisa Medicamentos e o Governo Federal ou de qualquer outra esfera.
  3. Os acordos firmados para o mercado privado têm trâmites completamente distintos das compras governamentais.
  4. Reforçamos ainda que a ABCVAC não compra, nem aplica vacinas. O que fazemos, como representantes do setor privado de clínicas de vacinação, é servir de ponte entre fornecedores e nossos associados. Assim, através de um Contrato de Parceria, não oneroso, com a Precisa, tentamos traçar diretrizes contratuais mínimas, na tentativa de salvaguardar direitos dos associados.
  5. Informamos ainda que esse documento perdeu seu objeto com a impossibilidade de entrega de vacinas no prazo acordado. Desde então a Diretoria da ABCVAC não manteve mais nenhum tipo de relacionamento com a Precisa e estamos aguardando que sejam devidamente apuradas todas as graves denúncias expostas na CPI.
  6. Em nenhum momento a Diretoria da ABCVAC autorizou ou fez qualquer tipo de pressão em seu nome em esferas governamentais para a liberação da Covaxin
  7. Além da Covaxin, a ABCVAC tem buscado alternativas para o setor desde o início da pandemia, falando com todos os fabricantes de vacinas contra a Covid-19. A Bharat Biotech foi a única empresa que se disponibilizou a oferecer parte da produção para o mercado privado brasileiro, tratando-se de uma venda adicional e que não iria interferir em qualquer negociação com setores públicos de nenhum país.
  8. Quanto ao histórico de nossa relação com a Precisa Medicamentos, trata-se de uma empresa escolhida e indicada pela Bharat Biotec para suas negociações no Brasil, não tendo a ABCVAC, qualquer outra ligação com a empresa.
  9. Como representante do setor privado de clínicas de vacinação, a Associação foi procurada pela Precisa Medicamentos, no final de 2020 para apresentar uma possibilidade de produto a ser disponibilizado.
  10. Em janeiro de 2021, a convite da Precisa, representantes da ABCVAC foram até a Índia, em uma visita comercial, para conhecer as instalações da Bharat Biotech e dar início às tratativas direcionadas ao mercado privado.
  11. A Diretoria da ABCVAC nunca atuou na embaixada brasileira na Índia na ocasião da ida de membros de sua diretoria àquele país.
  12. A Diretoria da ABCVAC reitera que jamais se reuniu com embaixador do Brasil na Índia, nem nesse, nem em nenhum outro momento, e que qualquer conversa que tenha sido feita em nome da ABCVAC durante a visita organizada pela empresa Precisa é ilegitima, visto que a entidade não concede seu lugar de fala a qualquer outra pessoa que esteja fora de seu corpo diretivo.

13.Havia uma expectativa para a liberação da Covaxin até final de abril de 2021, o que não ocorreu. Dessa forma, coube às poucas clínica adquirentes negociar diretamente com a Precisa seu distrato ou um novo prazo, a critério de cada uma.

14.Todos os contratos estão sob cláusula de confidencialidade, dessa forma, a ABCVAC desconhece e não tem como informar o status das negociações individuais de cada clínica.

15.Os preços praticados no mercado privado pela Precisa são de única responsabilidade da empresa. Cada clínica associada à ABCVAC, de posse das informações comerciais apresentadas pela Precisa, fez a sua escolha de fechar ou não os seus contratos individuais, cientes de que a sua conclusão dependia das aprovações regulatórias inerentes a legislação sanitária brasileira.

16.Não seria possível determinar qualquer valor final da vacina para a Covid no setor privado neste primeiro momento, visto que o preço de aquisição inicial é apenas uma parte do custo e o valor de venda é determinado pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos)

17.Todo o trâmite em busca da possibilidade de trazer as vacinas contra a Covid para o setor privado foi amplamente divulgado pela própria ABCVAC, com a transparência inerente à sua diretoria. Como representante das clínicas privadas de vacinas no Brasil, temos buscado de forma legítima alternativas para o setor.

18.As clínicas associadas à ABCVAC aguardam pelo momento em que poderão atuar, como sempre fizeram, de forma complementar ao Programa Nacional de Imunização, sempre pautadas por princípios éticos.

About the Author

ABCVAC