Além de imunizar bebês por meio das mães, ainda na gestação, a vacina destina-se a idosos na prevenção contra o vírus causador de bronquiolites e outras doenças respiratórias graves

A Pfizer Brasil submeteu hoje, segunda-feira, dia 28, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o pedido de aprovação para a ABRYSVO, primeiro imunizante materno-fetal contra o vírus sincicial respiratório (VSR), o principal causador de bronquiolite nos bebês. A vacina voltada para gestantes oferece resposta imune contra infecções do trato respiratório inferior causadas por VSR nos recém-nascidos e bebês até 6 meses de idade, principal grupo de risco para formas graves de infecções pelo vírus [1]. Além da indicação para gestantes, o pedido também engloba a utilização do imunizante para a proteção de idosos a partir de 60 anos, outra faixa etária de risco para quadros respiratórios graves[2]. A ABRYSVO já está aprovada, para ambos os públicos, nos Estados Unidos e na Europa. 

O pedido de aprovação de registro junto à ANVISA é baseado em resultados de estudos clínicos internacionais de fase 3 1, 2 que demonstraram que a vacina é eficaz e segura na proteção de bebês e idosos. O estudo fase 3 para a indicação materno-fetal contou com a participação de mais de sete mil grávidas, em 18 centros ao redor do mundo, sendo quatro deles no Brasil: dois no Rio Grande do Sul, um em Santa Catarina e um em São Paulo. No caso da aplicação em gestantes, a resposta imunológica gerada pela vacina foi capaz de prevenir 82% 1 das formas graves de doenças respiratórias em crianças de até três meses, seguindo com 69% 1 até os seis meses. Já em idosos, o imunizante mostrou alta eficácia contra quadros graves, de 85,7% 2.

“Hoje demos um passo muito grande para avançar na proteção contra o VSR no Brasil. Essa inovação permitirá proteção segura e eficaz aos principais grupos de risco contra infecções causadas pelo vírus, em especial, os recém-nascidos, que por meio das mães receberão proteção importante contra esse agente nos primeiros meses de vida”, afirma Adriana Ribeiro, diretora médica da Pfizer Brasil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, coletados e monitorados pela iniciativa Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) [3], foram notificados até o mês de julho de 2023 71.590 casos de SRAG no Brasil. Entre os casos notificados de SRAG sem febre, com resultado laboratorial positivo, 43,5% foram causados pelo vírus sincicial respiratório, 27,2% pelo SARS-COV-2, e 11% pelo vírus Influenza, observando-se este ano um padrão de circulação de VSR superior aos de Influenza e até SARS-COV-2. De janeiro a março de 2023, cerca de 30% dos 3,3 mil casos de doenças respiratórias registradas foram causados pelo VSR, sendo 95% destas em bebês e crianças de 0 a 4 anos [4].


Prevenção
O VSR é um RNA vírus da mesma família de outros mais conhecidos, como o sarampo, e é uma das principais causas de bronquiolite, infecção respiratória, e pneumonia em crianças e idosos 4. É a maior causa de internação de crianças até 4 anos no Brasil 3, [5].

Com maior incidência nos meses de outono e inverno, mas com circulação durante todo ano, é transmitido pelo ar por meio de partículas de saliva. A prevenção é similar às outras infecções de causa viral, devendo-se evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Manter os ambientes com ventilação adequada, lavar as mãos com sabão ou usar álcool em gel e o uso de máscaras faciais, quando recomendado, são outras medidas que favorecem a redução da transmissão viral [6].

Referências bibliográficas


[1] Bivalent Prefusion F Vaccine in Pregnancy to Prevent RSV Illness in Infants. Acesso em 4 de agosto de 2023: Link

[2] Pfizer. ABRYSVO™ Receives Recommendation for Use in Older Adults from Advisory Committee on Immunization Practices. Acesso em 10 de agosto de 2023: Link

[3] Fiocruz. Infogripe: VSR continua sendo maior causa de internação de crianças de até 4 anos. Acesso em 4 de agosto de 2023: Link

[4]Brasil, Ministério da Saúde alerta para prevenção de bronquiolite e pneumonia em crianças. Acesso em 08 de agosto de 2023: Link 

[5] Sociedade Brasileira de Imunizações. Vírus Sincicial Respiratório. Disponível em: Link.

[6]Fiocruz. Fiocruz alerta para prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Acesso em 10 de agosto de 2023: Link 

About the Author

Dehlicom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *