Segundo Marcos Tendler, membro do conselho de administração da ABCVAC, as perspectivas para 2024 são excelentes focando no mercado corporativo
O mercado privado de vacinação contra a gripe no Brasil tem grande potencial de expansão, especialmente no âmbito corporativo, destacou Marcos Tendler, membro do conselho de administração da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), em palestra online durante Convenção Abbott de Vacinas Contra a Gripe, realizada em outubro.
Segundo o último censo do IBGE, o Brasil tem mais de 470 mil empresas, cada uma com mais de 100 colaboradores, totalizando cerca de 50 milhões de empregados que poderiam receber uma dose anual da vacina de gripe. “Se em um esforço conjunto conseguirmos trazer 15% desse total, teremos o potencial de aumentar em R$ 5 bilhões o volume financeiro do setor privado”, expôs.
A fim de não depender de surtos de doenças e nem de ações do governo para aumentar suas vendas, as clínicas privadas precisam traçar estratégias de comunicação e adesão voltadas para o mercado corporativo. “Há uma série de argumentos que podem ser usados para convencer as empresas de investirem na vacinação de seus colaboradores, como redução do absenteísmo e aumento da produtividade”, disse Tendler.
Vale lembrar que o Brasil é o segundo maior mercado privado de vacinas em nível global, o que se deve ao fato de os mercados público e privado coabitarem com sinergia, sem competição. O mercado privado no país hoje está estimado em R$ 1,8 bilhão, e a vacina contra influenza representa 18% desse volume financeiro.
“O principal fator de corte do mercado privado é renda. E os dados mostram que 10% da população brasileira tem potencial para consumir vacina no mercado privado, chegando em torno de 22 milhões de pessoas. Isso significa que se hoje vacinamos 7 milhões, podemos triplicar esse número”, disse.
Mercado para 2024
Segundo o Observatório da Atenção Primária à Saúde da associação civil sem fins lucrativos Umane, a cobertura vacinal vem caindo desde 2019, atingindo 52,1% em 2021. A disseminação de fake news através de aplicativos online de interação social impactou sobremaneira essa queda.
No entanto, segundo Tendler, o mercado privado de vacinação se aqueceu em 2023 e as perspectivas para 2024 são excelentes devido ao fortalecimento da vacinação corporativa. “É papel da ABCVAC auxiliar as clínicas de diferentes portes a entenderem qual o melhor cenário de atuação para que alcancem maior rentabilidade. Ajudamos os associados a criarem maturidade para entender onde e como oferecer melhores serviços. A indústria também pode ajudar nessa conscientização sobre perfil de público”, complementou.
Essa parceria com a indústria é importante, ainda, para garantir a quantidade de insumos suficientes para atender ao mercado. “A cadeia de vacinação precisa ser bem organizada para que seja possível estabelecer uma taxa de crescimento, de acordo com a realidade. Devemos trabalhar juntos, cada um em seu segmento, pensando de forma mais ampla e mostrando que a discussão é sobre valor da vacinação, e não preço”, finalizou.