Visando apoiar os seus associados a realizarem uma gestão mais eficiente de seus negócios, a ABCVAC trouxe para o congresso um especialista no tema. Nelson Beltrame Bruxelas, sócio diretor da Data Custos, esclareceu conceitos e compartilhou conhecimentos cruciais para a estruturação de um centro de custos
Além de apresentar tendências e abordar temas que podem influenciar no desenvolvimento do mercado, o 5º Congresso Brasileiro de Clínicas de Vacinas (CCV) também trouxe em sua programação conteúdos que podem apoiar os associados em uma melhor gestão de seus negócios.
Nelson Beltrame Bruxelas, sócio-diretor da Data Custos, empresa de treinamento e consultoria especializada, durante o Workshop “Administrando seu negócio”, esclareceu conceitos e compartilhou conhecimentos cruciais para a estruturação de um centro de custos.
Segundo o especialista, em uma visão geral, um centro de custos é uma metodologia de administração que permite identificar onde estão sendo gastos os recursos. Já em uma visão mais técnica, consiste na separação da empresa em vários setores, cada um deles com sua responsabilidade.
“Apesar de serem independentes, quando agrupados, esses centros representam a empresa na totalidade. O objetivo de trabalhar esse conceito é tentar entender o cenário. Isso porque a estratégia de agrupamento de receitas e despesas permite enxergar o que acontece, o que gera receita e o que gera custos”, explicou o professor.
Durante o workshop foram apresentados conceitos, por exemplo, a diferença entre custo e despesa, passando pelos impactos das tributações e pela importância de olhar para o fato de que as clínicas de vacinas não vendem produtos, mas sim, prestam serviços.
Além disso, esclareceu que cada centro de custo deixa sua margem bruta de contribuição e que é preciso entender que diferentes variáveis devem ser consideradas, a fim de cobrir o montante de despesas fixas. Para finalizar, Bruxelas trouxe diferentes modelos de se trabalhar com centros de custos.