ABCVAC é fonte de matéria no Jornal Nacional sobre falta da vacina Qdenga nas clínicas privadas

Fabiana Funk, presidente de Conselho de Administração da entidade, disse que as pessoas estão preocupadas, mas que não conseguem atendimento pela falta de doses

Em 7 de março de 2024, o Jornal Nacional veiculou entrevista com Fabiana Funk, presidente de Conselho de Administração da ABCVAC, abordando a falta da vacina Qdenga, contra dengue, nas clínicas privadas. A matéria mostrou que os brasileiros estão com dificuldades para completar o ciclo vacinal iniciado em novembro do ano passado. Eles deveriam tomar a segunda dose três meses depois, ou seja, no começo de fevereiro.

Diante desse cenário, a reportagem mostrou que a fabricante Takeda prometeu entregar 70% das doses necessárias para atender quem já tomou a primeira dose, mas não definiu prazo. As clínicas também não foram orientadas pela empresa a ter vacinas em estoque para a segunda aplicação.

No final do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da Qdenga ao sistema público de saúde, com isso, a Takeda decidiu priorizar essas entregas. “As pessoas estão preocupadas, têm interesse na aplicação da vacina, acabam nos procurando, mas não conseguem ser atendidas pela falta de doses”, disse Fabiana.

De acordo com a ABCVAC, pelo menos 10 mil brasileiros tomaram a primeira dose da vacina entre outubro do ano passado e janeiro deste ano. Veja aqui a matéria completa.

O assunto é prioridade para a ABCVAC, acompanhe os dobramentos em nosso site:

Nota ABCVAC: Alta procura da vacina de dengue em clínicas particulares

ABCVAC é fonte de matérias sobre alta procura da vacina de dengue em clínicas particulares

ABCVAC promove reunião com a Takeda e pede entrega de 100% das vacinas Qdenga adquiridas

ABCVAC disponibiliza formulário para reportar problemas na entrega da vacina QDenga