ABCVAC esclarece sobre a vacina da dengue

A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) esclarece que a chegada da vacina da dengue às clínicas particulares está prevista para esta semana, mas não há uma data exata, pois as clínicas dependem da indústria. Diante disso, a expectativa da entidade é de que o público já consiga se vacinar, no máximo, a partir do dia 1 de julho deste ano.


Vale ressaltar que a dengue é uma doença endêmica no Brasil e provocou cerca de mil mortes no ano passado, com mais de 1,4 milhão de casos prováveis. Neste ano, os números mantêm a tendência de alta. De janeiro a junho, o Ministério da Saúde já registrou o mesmo número de casos do ano passado inteiro, além de 709 mortes. Logo, o início da vacinação contra a dengue é um avanço importante no combate à doença.


Em relação à precificação final do imunizante, a ABCVAC explica que existe uma diferença entre o valor estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que é referente ao insumo propriamente que é utilizado para a prestação do serviço de vacinação, que a partir daí soma-se ao valor dos impostos – onde a aliquota é diferente de Estado para Estado, mais todo o valor operacional do serviço como a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós-vacina, além de todo o suporte que os pacientes necessitam. Por isso, a ABCVAC não tem como afirmar qual o valor final.