ABCVAC se manifesta quanto a possibilidade de clínicas privadas ofertarem vacina contra Covid-19

O Ministério da Saúde estuda uma forma de permitir que clínicas privadas comprem vacinas contra a Covid-19 para oferecer a pacientes. Atualmente, empresas privadas poderiam adquirir os imunizantes apenas para aplicação gratuita com doação de 50% ao Sistema Único de Saúde (SUS), devido a Lei 14.125/2021, 

A Lei inviabilizou completamente que o setor privado trabalhasse nesse âmbito. Não há lógica para uma clínica, que sobrevive dos serviços de vacinação, comprar doses de vacinas, aplicá-las gratuitamente e ainda doar metade do estoque para a rede pública.

A ABCVAC (Associação Brasileira de Clínica de Vacinas) reitera o interesse do setor privado de imunização em colaborar com a vacinação contra a Covid-19, assim como já acontece há décadas com outros imunizantes. Esse é um setor que atuou sempre como um serviço complementar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), que fez do Brasil referência mundial.

Desde novembro de 2020, a ABCVAC acompanha e busca possibilidades de abastecimento para suas associadas, tomando o cuidado para que as doses negociadas não envolvessem concorrência com o fornecimento acordado com o setor público,  justamente para que as clínicas estivessem prontas para atuar contra a Covid-19, assim que todos os trâmites regulatórios e liberações estivessem finalizados.

Com o anúncio feito ontem pelo ministério da saúde, a vacinação contra a Covid-19 nas clínicas privadas parece perto de se tornar uma realidade. A ABCVAC reafirma que o setor sempre se mostrou apto caso houvesse doses disponíveis e fosse legalmente possível, ou seja, que faria seu trabalho desde que não houvesse impeditivos.

Quando disponíveis, essa será mais uma vacina que o setor privado poderá incorporar ao seu rol para continuar executando seu atendimento de excelência.