Aprovado o registro da vacina atualizada monovalente contra Covid-19 da Moderna

Imunizante Spikevax segue a recomendação de órgãos regulatórios e entidades globais de saúde pública para uma vacina Covid-19 monovalente XBB.1.5 

A Adium do Brasil, representando a Moderna, empresa de biotecnologia pioneira em terapias e vacinas de RNA mensageiro (mRNA), obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o registro da vacina covid-19 atualizada, com a proteína Spike codificada para a sublinhagem XBB.1.5 do SARS-CoV-2. A submissão foi realizada em agosto passado, após órgãos regulatórios e entidades globais de saúde pública recomendarem o desenvolvimento de uma vacina monovalente XBB.1.5.

Além da recomendação para adultos, o imunizante tem indicação pediátrica para bebês a partir dos seis meses. Nesses casos, a vacina é ministrada em apenas duas doses, diferente de outras que precisam de três aplicações. Isso garante mais adesão e, portanto, tende a garantir maior cobertura vacinal.

Importante ressaltar que a plataforma mRNA presente no imunizante permite rápida atualização, assim acompanhando as mutações do SARS-CoV-2. Essa tecnologia vem sendo estudada pela Moderna há mais de 10 anos e possui potencial de aplicação para diversas finalidades, como terapias oncológicas e outras doenças infecciosas.

“As vacinas contra covid-19 têm se mostrado eficientes na redução do risco de hospitalizações e mortes, e são vitais para garantir proteção aos grupos de risco, como pessoas idosas e imunossuprimidos”, destaca Glaucia Vespa, diretora médica regional para vacinas na América Latina da Adium, em parceria com a Moderna.

Até 2023, o Ministério da Saúde registrou mais de 38 milhões de casos de covid-19 e 708 mil notificações de óbitos. As regiões Sul, Sudeste e Nordeste concentraram a maior parte das ocorrências. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram mais mortes, com quase 40 mil e pouco mais de 20 mil óbitos, respectivamente¹. A principal medida de prevenção contra formas graves da covid-19 é a vacina, segundo o Ministério da Saúde².

“A emergência de saúde pública para covid-19 acabou, mas o vírus continua a circular e sofre mutações. Por isso, é importante que as pessoas mantenham a sua vacinação atualizada, assim como é feito com outras doenças infecciosas, como a gripe”, afirma Glaucia.

Após a constatação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a cepa ancestral e variantes relacionadas, que deixaram de circular, órgãos regulatórios e agências globais de saúde pública recomendaram que as vacinas covid-19 fossem atualizadas para uma composição monovalente XBB.1.5³. Nesse sentido, a Moderna tem gerado dados clínicos e pré-clínicos de sua vacina monovalente XBB.1.5, demonstrando resposta imune contra linhagens XBB, XBB.1.5, XBB.1.16 e XBB.2.3.2, além das variantes EG.5, FL.1.5.1, BA.2.86, JN.1, HK.3.1 e HV.1. 

Segundo o diretor comercial da Adium, Thiago Barbosa, o próximo passo após a aprovação da vacina é a definição do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), para que o imunizante possa ser disponibilizado ao mercado nacional.

Referências:
1) Painel Coronavírus;
2) Ministério da Saúde. Como se proteger? 
3) COVID-19 ACIP Vaccine Recommendations