Cobertura 5º CCV – Presidente da ABCVAC abre o 5º Congresso Brasileiro de Clínicas de Vacinas

Geraldo Barbosa comemorou o retorno do evento, realizado pela última vez em 2020, assim como o reencontro presencial após dois anos de reclusão por conta da pandemia de Covid-19. Evento ocorre até amanhã, 24 de junho, no Hotel Bourbon Ibirapuera, em São Paulo 

Começou hoje, 23 de junho, no Hotel Bourbon Ibirapuera, em São Paulo, o 5º Congresso Brasileiro de Clínicas de Vacinas (CCV), promovido pela Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC). Sob o tema central: “Vacinação: um mercado em transformação”, o evento recebe até amanhã, 24 de junho, associados, empresários fundadores de clínicas de vacinação espalhadas por todos os estados do Brasil; colaboradores; representantes de entidades congêneres a ABCVAC; executivos do setor de saúde e representantes de órgãos governamentais.

O presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, proferiu o discurso de abertura e comemorou o retorno do evento, realizado pela última vez em 2020, assim como o reencontro presencial, após dois anos de reclusão por conta da pandemia de Covid-19. Segundo ele, o fato de estar com saúde neste momento só foi possível graças ao negócio em destaque no congresso: a vacinação.

“E quando eu digo vacinação, não importa se ela é da rede pública ou da rede privada. Não importa de qual país ela veio  e, tampouco, de qual fabricante. O que importa é que foi no momento em que a vacinação começou, que iniciamos o processo para nos livrar de uma das maiores tragédias sanitárias do mundo”, destacou Barbosa.

O presidente relembrou o surgimento da ABCVAC, há sete anos, que mesmo em meio a grandes tormentas, superou barreiras e tem estabelecido-se como uma das principais associações do mercado de saúde do país. Barbosa agradeceu aos fundadores – Elaine Souza, Ignacio da Silva, Fernando Mendes, Sandro Ostrowski, Aloysio Novaes, Andre Cunnerow, Mauro Gibson e Marcus Tulio, que ousaram imaginar que o setor de clínicas de vacinas precisava ser representado, assim como a atual diretoria – Fabiana Funk, Fernanda Gomes, Marcos Tendler, Marcus França, Felipe Sznajderman e Aloysio Novaes, que com resiliência e responsabilidade conseguiram ultrapassar o momento de turbulência imposto pela pandemia.

“Essa é a nossa diretoria, que diariamente abre mão de boa parte do tempo em que poderia estar cuidando dos seus próprios negócios, para zelar do negócio de todos nós. São empresários, assim como vocês, que precisam colocar os interesses comuns de um setor acima dos seus próprios. É claro que é impossível agradar a todos, mas juro que a gente tenta. E são nessas tentativas que a gente, com certeza, também pode errar. Mas, somente quem não faz é quem não erra. E eu jamais deitaria a minha cabeça no travesseiro tranquilo se cometesse o maior de todos os erros: o da omissão”, garantiu o presidente.

Barbosa ressaltou a mudança na estrutura da programação do evento, em comparação às edições anteriores. Para 2022, a organização manteve a tradicional orientação em gestão e atendimento para ajudar a enriquecer o dia a dia operacional das clínicas. No entanto, também se preocupou em trazer nomes que pudessem contribuir para que os congressistas saiam com uma agenda mais propositiva para os pleitos do setor, que não são poucos.

“É conversando que a gente se entende. Sou mineiro e o que eu mais gosto de fazer é conversar. Por isso, é com muito orgulho que digo que conseguimos trazer para o nosso palco pessoas importantes e que realmente podem nos ajudar a tornar as pedras no nosso caminho menores. Pedras essas que sempre vão existir, mas o papel de uma associação é ajudar os associados a remover as possíveis, a contornar aquelas que são pesadas demais e também abrir novos caminhos. Tenho certeza que vocês vão concordar comigo que esse é o maior CCV que já viram até agora, porque esta associação está lidando com assuntos grandes, está se relacionando com os grandes e está – cada dia um pouquinho mais – se tornando maior e melhor”, disse Barbosa.

A programação do 5º CCV foi decidida com muito cuidado pela comissão do evento, formada por membros da diretoria da entidade. Logo na abertura, a especialista em Vigilância em Saúde pelo Ministério da Saúde e diretora da SBIm Regional SP, Melissa Palmieri, apresentou um overview do que o setor aprendeu com a pandemia. Sua palestra serviu como um aquecimento para o tema seguinte, de extremo interesse para o setor: “Mercados de Vacina no Brasil e mundo: O que está por vir?”. A cobertura completa está disponível no portal: https://abcvac.org.br/.

O 5º CCV acontece até amanhã (23/6), das 8h às 19h, no Hotel Bourbon Ibirapuera, em São Paulo.