Ministério da Saúde libera Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso para clínicas privadas de vacinação

ABCVAC levou ao órgão a necessidade de os estabelecimentos informarem as doses de campanha aplicadas contra covid-19. Reunião de apresentação ocorreu no dia 19 de agosto

No último dia 19 de agosto, a pedido da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o Ministério da Saúde, por meio de seu departamento de informática, DATASUS, realizou uma reunião virtual com gestores de clínicas privadas de todo país, para apresentação do novo portal do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e do Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA).

“O motivo principal que levou à essa reunião foi a permissão para que as clínicas privadas pudessem fazer a vacina de covid-19. A partir do momento que caiu a Lei 14.125/21 e as clínicas começaram a aplicar, precisavam de algo para informar que o imunizante havia sido aplicado no paciente, para que dessa forma fosse emitido o certificado de vacinação. O Ministério da Saúde apresentou, para os gestores de clínicas, o SI-PNI, que é o sistema de informação de doses de campanha”, explica Fernanda Gomes, membro da diretoria da ABCVAC, que acompanhou a transmissão.

Segundo ela, na pauta do encontro foi tratado sobre o sistema, como realizar cadastros, como informar sobre a aplicação de doses, etc.

“O nosso diretor-executivo, Jorge Sette, tem realizado um trabalho constante junto ao Ministério da Saúde, evidenciando a necessidade das clínicas utilizarem o sistema – ainda não disponível – para registro de todas as vacinas aplicadas, bem como a liberação do cadastro para que os profissionais fizessem essa atualização. A diretoria da ABCVAC esteve incansavelmente em contato com o órgão para que essa reunião acontecesse e levasse treinamento a todos os nossos associados”, destacou Fernanda.

Agora, as clínicas devem realizar o cadastro no SCPA e começar a atualizar as informações de aplicação de doses de campanha no SI-PNI. Mais adiante, as doses de rotina também serão informadas através de um sistema único do Ministério da Saúde.