Pandemia do coronavírus aumenta procura pelos serviços de vacinação

Além da vacina contra a gripe, cresceu também a busca pela vacina que previne a pneumonia

Mesmo com a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em andamento na rede pública, a procura por doses em laboratórios e clínicas particulares triplicou em alguns casos. E, com a alta demanda, veio a escassez. De acordo com a ABCVAC, a quantidade de doses produzidas aumentou em 1 milhão, comparado ao ano passado.

Todavia, a entrega ficou comprometida em sua maioria por conta da ruptura do abastecimento por parte do fornecedor Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. As vacinas já estavam encomendadas desde o ano passado. A Associação disse que o laboratório não apresentou nenhuma justificativa oficial e informou que não entregaria as doses solicitadas na integralidade e sim algo em torno de 10 a 50%. 

É válido ressaltar que as restrições de transporte e malha aérea do cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus também reflete no fato de os estabelecimentos estarem recebendo gradativamente os lotes para imunização.

Vacina pneumocócica

O aumento da procura pela vacina contra pneumonia também foi evidente em todo o país e mostrou a preocupação da população com as complicações da Covid-19. A ABCVAC reitera que a vacina pneumocócica não funciona como prevenção ao novo coronavírus, mas atua na proteção contra a pneumonia causada pela bactéria pneumococo – ela é uma das complicações que uma pessoa com Covid-19 pode ter.

Isso porque, depois da infecção pelo vírus, pode se instalar uma infecção bacteriana secundária e causar pneumonia. A vacina pneumocócica 13 valente é indicada de rotina para crianças, para adultos com doenças crônicas e para todos os idosos. Os idosos ainda precisam completar o esquema com a vacina pneumocócica 23 valente.