Veja como foi o segundo dia do 6CCV

RECORDE DE PÚBLICO

A cada ano que passa, o congresso se torna melhor! A 6ª edição do CCV reuniu cerca de 500 participantes nos dois dias, reafirmando sua posição como o mais importante do setor de clínicas de vacinas no Brasil. Fabiana Funk, presidente do Conselho da ABCVAC, convidou todos os conselheiros e conselheiras da associação para o palco e agradeceu por mais esse marco na história da entidade. “Este evento nos mostrou a importância de colocarmos o coração em cada tomada de decisão. E se você que aqui esteve conversou com uma pessoa sequer, se saiu daqui com pelo menos um contato, se conheceu um único fornecedor que seja, já fico muito feliz e realizada.” Confira abaixo o que aconteceu no último dia!

Diversificação é o caminho
 

Abrindo o último dia do 6CCV, bem no Dia Nacional da Imunização, o painel Clínica de Vacinação 4.0 foi “especialmente relevante para aqueles que desejam oferecer mais serviços aos seus pacientes, aumentar sua receita e se diferenciar de seus concorrentes”, como declarou a jornalista Deborah Rezende, CEO da Dehlicom, que moderou o debate. Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), ressaltou que o papel das clínicas de vacinas é fundamental dentro da saúde pública para garantir o acesso a novos testes, comentando a Resolução da Anvisa nº 786, sobre requisitos técnicos-sanitários para funcionamento de locais que ofereçam exames de análises clínicas. Claudia Matias, especialista em Experiência do Paciente, provocou a reflexão: “estamos falando a língua do nosso paciente?”, enquanto Ernst Ludwig Schneider, especialista em Medicina do Trabalho, destacou que a evolução de saúde ocupacional para ambientes de trabalho saudáveis já está em curso e é preciso equacionar os riscos que aparecem diariamente. O case da ImunoVacin foi apresentado por sua fundadora, Fernanda Gomes, que deu exemplos sobre diversificação de portfólio. “Ter um nicho e focar nele é primordial e, mesmo assim, podemos ser mais abrangentes”, disse. 

HPV e doença pneumocócica

O que devemos saber sobre HPV e doença pneumocócica para prevenção adequada? Foi este o tema apresentado por Daniel Jarovsky, instrutor e professor de Pediatria e Doenças Infecciosas Pediátricas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ambas têm perfis diferentes, mas com similaridades letais. No entanto, contam com vacinas potentes, que tem uma dinâmica de genótipos/sorotipos muito importante. “Exemplos da Suécia e do Reino Unido mostram o impacto positivo da vacinação na erradicação dessas doenças, principalmente por meio do trabalho realizado nas escolas”, disse. No caso da vacina pneumocócica, Jarovsky mostrou que ela reduziu não apenas os casos de doenças, mas também o uso de antibióticos, o que é muito significativo.

Combate à doença meningocócica
Como lidar com o calendário de vacinação adulto foi um dos temas apresentados pela GSK. Flavia Bravo, gerente médica da Rede Vaccini, parceira da empresa, disse que é preciso saber o mínimo sobre epidemiologia para conversar com os pacientes, mostrando com propriedade o nível de segurança oferecido pelas vacinas. Sem isso, não se consegue adesão. “A recomendação é importante e é papel da clínica passar informações tanto para pacientes quanto para médicos”, disse. Por sua vez, Ana Clara Medina, gerente médica de Vacinas da GSK, destacou o suporte que a empresa oferece para prevenção e controle de epidemias, atuando em quatro áreas terapêuticas: doenças infecciosas, HIV, oncologia e imunologia, além de ações de conscientização e engajamento. A empresa também abriu espaço para Suelen Caroline, mãe de sobrevivente da doença meningocócica, que contou a história do seu filho em uma apresentação emocionante e anunciou o lançamento da Associação Brasileira de Combate à Meningite, enaltecendo a importância da vacina.

Sua clínica está digitalizada?

Bruno Zenatte, COO da Napp Solutions, mostrou as soluções da empresa para digitalização das clínicas de vacinação, citando o Painel de Clínicas, que oferece comparativo de venda, análise da venda por produto e preço médio por produto, por exemplo, tudo em relação ao mercado, com informações em tempo real. Além disso, mostra em valores o que a clínica pode perder se deixar de estocar certos produtos, além de oferecer dicas de campanhas de divulgação usando o Google como principal ferramenta. “Se a clínica investir em mídia no momento certo, vai poder atrair fluxo de consumidores para sua operação e positivar dentro do mês”, disse. O próximo passo é a venda online. Outra solução é o sistema NappBot, que oferece aos consumidores buscar as vacinas que estão disponíveis facilmente, de forma online.

ESG nos processos logísticos

Ecossistema de soluções para toda a cadeia da saúde, a Viveo conta com uma plataforma de serviços e soluções que otimiza a cadeia de suprimentos de vacinas e outros produtos. Com frota e equipe próprias, realiza mais de 900 mil km/mês de entregas em todo o Brasil. Destaque para as ações de ESG, como o uso de frota verde, que elimina o lançamento de 350kg de CO2 na atmosfera. “Até 2025, vamos substituir os veículos para entrega em última milha que atendem São Paulo por frota elétrica”, anunciou André Almeida, gerente nacional de vendas da Viveo. Outra ação sustentável é o uso da tecnologia PCM nas embalagens retornáveis, que garante a estabilidade, a segurança e a qualidade da temperatura requerida para vacinas e demais produtos por até 96h.

Impulsionando conhecimentos em saúde 

Você conhece a plataforma Pfizer Pro? Criada para fornecer informações e recursos para profissionais de saúde, como médicos e farmacêuticos, oferece acesso a materiais educacionais, pesquisas clínicas, atualizações sobre medicamentos, ferramentas de suporte à decisão clínica e outros recursos relacionados ao campo da saúde. “Nos últimos períodos, a Pfizer Pro gerou 36 mil interações médicas por mês, sendo 66% presenciais. Estão cadastrados na plataforma 24% dos médicos no Brasil”, contaram Vagner Pin, diretor comercial, e Renata Dolce, gerente de marketing de vacinas da Pfizer. Eles revelaram que os objetivos da empresa são expandir a parceria com foco em ciência e inovação e cocriar projetos de aumento de cobertura vacinal do paciente adulto e 60+, além de promover de forma contínua a conscientização sobre vacinação para profissionais de saúde e público leigo.

Marketing digital faz parte do negócio!

“A jornada no paciente começa no site, mas como ele está? Otimizado para mecanismos de busca? Utiliza técnicas de SEO? Quando você revisou as informações publicadas? Ele tem velocidade de navegação? Todos os conteúdos conduzem a uma ação? Permite interação? “Se não, com certeza você está deixando pelo caminho pessoas que poderiam se tornar cases de sucesso de sua clínica”, disse Marcelo Schaefer, CEO do Estúdio Artos, em sua palestra sobre estratégias de crescimento por meio do marketing digital. Ele também comentou sobre a importância das redes sociais. “É preciso constância nas postagens, pois trata-se de uma ferramenta fantástica para entender sua audiência”, expôs. Segundo ele, é fundamental conhecer as dores e os motivadores das pessoas, a fim de adotar estratégias de atração direcionadas.


IMPROVISO E CRIATIVIDADE



Foi uma palhaçada a palestra de encerramento do 6CCV!
Risadas, dança, interação e até uma “ôla” coletiva foram comandadas por Marcio Ballas, palhaço em hospital pelos Doutores da Alegria e apresentador do “É Tudo Improviso”, na Band, “Cante se Puder” e “Esse Artista Sou Eu”, no SBT. Tudo isso seguindo o tema de sua apresentação: Improviso e criatividade. “Todo ser humano nasce espontâneo e criativo, não tem outro jeito. Criatividade é a ferramenta para a solução de problemas”, disse. Para entrar no estado criativo, a primeira coisa é se conectar consigo mesmo, e um elemento que não pode faltar é o “sim”, ou seja, se abrir para o novo, dizer menos “nãos”. Quanto ao improviso, é preciso aceitar a situação desafiadora, sem julgamentos, e cocriar em parceria com seus pares. “Somos mais criativos juntos. Cabe ao time apontar o que precisa ser melhorado”, disse. A apresentação terminou com uma poesia improvisada, usando as informações do público coletadas durante a palestra, mandando um salve para a ABCVAC.
ESPERAMOS VOCÊ NO ANO QUE VEM!