O presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, proferiu o discurso de abertura e comemorou o retorno do evento, realizado pela última vez em 2020, assim como o reencontro presencial, após dois anos de reclusão por conta da pandemia de Covid-19. Segundo ele, o fato de estar com saúde neste momento só foi possível graças ao negócio em destaque no congresso: a vacinação. 

Iniciando a programação, Melissa Palmieri, especialista em Vigilância em Saúde pelo Ministério da Saúde e Diretora da SBIm Regional SP, fez um overview dos últimos dois anos acerca do que o setor de saúde, em especial o de imunização, aprendeu com a pandemia.

Na sequência, representantes do Instituto Butantan, Fiocruz, Astrazeneca, Zodiac/Moderna, Pfizer e BioTech GSK apresentaram sobre a importância da vacinação e perspectivas futuras. Os laboratórios falaram ainda sobre os lançamentos previstos para aquecer o mercado. A mesa foi moderada pela especialista em Vigilância em Saúde pelo Ministério da Saúde e diretora da SBIm Regional SP, Melissa Palmieri, e pelo diretor da ABCVAC, Marcos Tendler.

A necessidade da padronização da regulação nacional foi destaque em uma mesa redonda que recebeu representantes de diversas áreas para debater temas como responsabilidade técnica, vacinação extramuros, tributação e fiscalização. Entre os convidados estavam Gustavo Mendes Lima Santos, Gerente Geral de Produtos Biológicos na Anvisa e Lindelma Lopes Rodrigues, gerente de projetos do DATASUS.

O primeiro dia do CCV teve também um painel dedicado aos “Papéis e responsabilidades das Associações”, uma plenária trouxe boas práticas, cases e um benchmarking para os diretores e também para os associados presentes, visando esclarecer o que é uma associação, seus tipos e benefícios e, principalmente, como gerenciá-la para garantir seu sucesso. 

A importância dos dados para entender a dinâmica, tendências e oportunidades que o mercado oferece foi tema da palestra de abertura do segundo dia do 5CCV.  Marcelo Meletti, diretor sênior da IQVIA, abordou a importância dos dados, as tendências do mercado e os números que tange a oportunidade que o segmento de vacinas oferece. 

Visando apoiar os seus associados a realizarem uma gestão mais eficiente de seus negócios, a ABCVAC trouxe para o congresso um especialista em como administrar melhor as clínicas de vacinas.. Nelson Beltrame Bruxelas, sócio diretor da Data Custos, esclareceu conceitos e compartilhou conhecimentos cruciais para a estruturação de um centro de custos. 

As adequações dos serviços de vacina segundo as regulamentações vigentes foi tema de painel apresentado pela coordenadora de Farmacovigilância do Instituto Butantan, diretora da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e diretora da Capacita Imune, Mayra Moura. A Lei que fixa o piso salarial dos profissionais de enfermagem e vai onerar não só o sistema público, mas também o privado, trazendo consequências que podem afetar tanto instituições de saúde como pacientes também esteve em pauta no Congresso.

O 5CCV encerrou com uma palestra sobre os conceitos Disney para atendimento de excelência, apresentada por Jacqueline Ferreira Gomes, CEO da empresa “No Coração do Cliente”, especialista no Método Disney e Customer Experience, além de consultora, palestrante e facilitadora. A palestra focou na experiência do cliente e na excelência do atendimento.
Confira no site da ABCVAC a cobertura completa do 5º Congresso Brasileiro de Clínicas de Vacinas (CCV). E clique aqui para acessar as fotos.

Categories: 5CCV

About the Author

Dehlicom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *